TURQUIA - Parte 2 - Pamukkale, Konya, Capadócia e Ankara
Pamukkale
também conhecida como Antiga Hierapólis e Castelo de Algodão. De longe parece um campo de neve, mas de perto é a visão da grandeza da natureza e as rochas ardem aos olhos. É um conjunto de piscinas termais de calcário que formam bacias de água que descem em cascata numa colina. Essa formação é por causa dos locais térmicos quentes por baixo do monte. Desde a época dos romanos, acredita-se nas propriedades terapêuticas das piscinas. Além disso, conta-se que quem se banhasse nas águas de Pamukkale ficaria, com o passar do tempo, cada vez mais belo.
Konya
localizada na região da Anatólia. Na Antiguidade foi visitada por São Paulo. É muito famosa pela seita dos derviches dançantes fundada por Mevlana, filósofo, místico do sufismo e muçulmano que defendeu a tolerância sem limites, raciocínio positivo, bondade, caridade e sensibilização através do amor. A cerimônia, chamada Semã consiste numa dança-meditação, de homens, com música de flauta e tambores. Eles giram sobre si mesmos com os braços estendidos, simbolizando "a ascendência espiritual e na busca da perfeição” . O Museu/Mausoleu Mevlana, fica no antigo convento dos Derviches Dançantes.
Capadócia:
Onde viveram os hititas (4000 AC). Importante Província do Império Romano, citada na bíblia. São Paulo esteve três vezes na Capadócia e muitos dos primeiros cristãos habitavam a região, nas cidades subterrâneas que eram usadas como refúgio durante as perseguições. Uma região de paisagem lunar, cidades subterrâneas, casas e igrejas escavadas nas rochas que guardam afrescos bizantinos. São Jorge está representado na capela de Santa Catarina, de Göreme, mas curiosamente, é um desconhecido entre os habitantes locais, que não entendem porque é um dos santos mais adorados no Brasil. No passeio pelo Vale de Goreme a paisagem parece uma cidade de “chaminés-de-fada", com formações que lembram cogumelos.
São cavernas subterrâneas interligadas que formam uma espécie de cidade onde comunidades inteiras viviam em tempo integral. Há cozinhas comunais, estábulos, quartos, igrejas -tudo sob o chão, sem uma fresta de luz. Sabe-se eram usadas por volta do século 7 e serviam como esconderijo para os cristãos perseguidos.
nas primeiras horas da manhã, vários balões se preparam para subir e os olhos e curiosidades dos turistas é imensurável. Descrever esta experiência considerando o local do passeio, é quase impossível. Depois de 1 hora “voando” literalmente, a chegada é regada à espumante...e aí a gente se dá conta...Capadócia, 4.000 ano AC, formações vulcânicas, Império Bizantino e tudo isso visto de cima?
capital da República Turca. Aqui tem uma referencia importante sobre Kemal Atatürk que em 1923 estabeleceu a República da Turquia, como seu primeiro presidente. Muito respeitado por todos e me pareceu ser um homem admirável. Vale a pena visitar o Museu das Antigas Civilizações de Anatolia e o Mausoleo de Ataturk.
Mágico, seria a única palavra pra descrever Pamukkale!!!! Tenho minha opinião da importância dada à São Jorge, no Brasil, principalmente aqui no Rio de Janeiro. Guerreiro!!!! Essa é, basicamente, a principal característica do brasileiro. Quanto ao RJ, com o sincretismo religioso, onde tanto o candomblé, como a umbanda, se confundem com o catolicismo, parece que a luta pelo bem (de São Jorge), se transforma em qualquer tipo de luta. Aqui, grande parte dos devotos, são policiais e/ou bandidos. Cada um em sua luta... Mas creio que, perdendo a essência da batalha São Jorge...
ResponderExcluirVocê disse tudo...São Jorge é um Guerreiro e por isso algumas pessoas no Brasil se identificam tanto com ele.
ResponderExcluirSalve Jorge!!!! Vencedor de demanda!!!!
ResponderExcluirNorma